Pular para o conteúdo principal

Porque deixei a igreja

Sim, eu deixei a igreja.

Eu não iria escrever nada, pois falar sobre isso é muito doloroso. 

Claro que a primeira ideia que pode passar pela cabeça de um membro ativo, seria a de que saí porque me magoei, me decepcionei com os membros. Mas quem me conhece sabe que jamais faria algo assim. Foram vinte e cinco anos e passei por muitas coisas, vi muitas coisas, mas nunca me abalei por nada, sempre segui firme, levei tudo muito a sério, porque eu acreditava que a igreja era verdadeira. Sempre me doei, fui verdadeira, tive fé em tudo. O que fiz lá dentro foi de coração, por Cristo. Eu não saí por causa de ninguém, ou nada que tenha me ofendido na igreja. Estava disposta a estar lá com minha família até o fim.

Mas nessa pandemia (2020), além de estarmos lendo o Livro de Mórmon todos os dias como nunca antes como família, e estarmos muito humildes e dispostos a perseverar, eu comecei a ler livros que a própria igreja tem publicado

Descobri coisas que nunca havia imaginado sobre a história da igreja, que para mim foram importantes. Talvez para outras pessoas esse fator não seja relevante, mas para mim, que sempre confiei no que me diziam e no que eu lia lá dentro, fez total diferença e mudou tudo dentro de mim.

Eu pensava saber tudo sobre a igreja e de repente, por causa da pandemia, com mais tempo para ler e refletir, eu comecei a ler outros materiais no aplicativo da igreja. Eu nunca tinha lido os Textos sobre os Tópicos do Evangelho, e o livro Santos. São praticamente novos e não há muito incentivo para serem lidos. Lá tem muitas informações que nunca aprendi no Seminário, Instituto, aulas, nunca ensinei na missão nem em qualquer aula que eu dei nesses anos de igreja.

Sempre ouvi que Joseph Smith praticou a poligamia para ajudar as viúvas. Só agora a igreja está admitindo que Joseph se casou com 30 a 40 mulheres, com mulheres casadas, com jovem de 14 anos, e fez tudo escondido de Emma. Eu já tinha lido muito, já estudei muito. Fiz seminário, fiz duas vezes Instituto (antes e depois da missão). Enfim, fiz missão e ensinei as pessoas. Já era para eu conhecer a história toda não é? E tantas outras pessoas dedicadas que só estão descobrindo nesses últimos anos. Eu fui verdadeira mas a igreja nunca foi verdadeira comigo.

Tudo isso foi um choque! Eu pensava que no passado Joseph tivesse dado ajuda a viúvas e tal...pura ilusão! É tudo muito confuso e terrível, ainda que a igreja não mostre tudo realmente como foi, porque para não assustar está mostrando aos poucos. Também li sobre um anjo aparecer a ele com uma espada o ameaçando de destruição, caso ele não continuasse com a poligamia...Deus poderia impedir muitas coisas no mundo, mas enviar um anjo para impedir o fim da poligamia? Não consigo mais acreditar em um deus que envia um anjo para ameaçar Joseph com uma espada e o ameaça, caso não pratique o casamento plural. 

Li um relato de como ele abordou uma moça querendo escrever uma carta a ela para falar de casamento e a moça fugiu, com medo do assunto. Ela acabou aceitando pelo simples fato de sofrer essa manipulação sobre ser a vontade de Deus. Tirando dela a oportunidade de encontrar um rapaz no futuro, se casar com alguém por amor. Eu não consigo ver sentido para isso.

Joseph era caçador de tesouros e na época encontrou uma pedra. Traduzia o Livro de Mórmon colocando essa pedra dentro de uma cartola. As palavras apareciam na pedra. Ele também usava essa pedra para se comunicar com Deus. Como algo assim nunca foi falado? Algo que faz parte da história, por que nunca foi contada?

Sobre a primeira visão agora são vários relatos e não apenas um. O primeiro relato ele mesmo escreveu apenas em 1832 e foi o único relato que ele mesmo escreveu. Nesse relato ele diz que somente o Senhor apareceu e perdoou seus pecados, aos 16 anos de idade. Em 1835, em outro relato, ele conta sobre o aparecimento de anjos. O relato mais conhecido, de 1838, foi publicado em 1842, é o relato que eu pensava ter sido o único. Fiquei tanto tempo repetindo a primeira visão na missão, todos os dias, mas somente agora soube que ele contou diferentes versões antes dessa que agora conhecemos.. Mal sabia que esse relato havia sofrido várias alterações ao longo do caminho. Penso que, ver Deus e Jesus Cristo, seria uma experiência para se lembrar dos detalhes por toda a vida.

Já foi comprovado pela análise do DNA que os índios americanos não são originários do Oriente Médio, mas da Ásia. Ouvi durante todo o meu tempo na igreja que o povo que veio de Jerusalém eram os antepassados dos índios americanos! Mesmo com tantas guerras, lutas e mortes nunca foi encontrado nada, nem um vestígio do povo do Livro de Mórmon e suas histórias. O Fac-sílime do livro de Abraão que nada tem a ver com que Joseph traduziu, mas eram cenas de rituais funerários. Mas tudo isso é somente a ponta desse Iceberg gigante, que destruiu meu coração. A igreja admite tudo isso agora, é só procurar nos livros sobre a história da igreja que eu citei, no aplicativo da igreja ou site. Eles não são muito divulgado. É preciso buscar. É preciso interesse em saber. Mas muitos têm medo ou preferem não ter esse conhecimento. A verdade parece ser muito sensível e não pode ser questionada, chega a ser perigoso pensar demais. Não  podemos pesquisar nada fora para não abalar o testemunho. Por que a verdade deveria ser tão sensível assim?

Sabe, muitos dizem que são apenas fatos históricos, que não importa muito. Mas para mim, importa sim! A falta de transparência da igreja comigo, que sempre fui fiel e firme, que sempre me dediquei a ela...todos os "novos" fatos que aprendi apenas agora, fez tudo mudar. Por que a igreja não foi sempre aberta sobre tantas coisas a respeito de Joseph Smith? Começando pelo caráter daquele que eu sempre imaginei ser um homem puro, e ter sido chamado pelo próprio Deus...foi por essa pureza que acreditei nesse evangelho. Mas descobri que não foi bem assim.

Isso tudo me fez abrir a mente para todo o resto, porque ele era a base. Muitos já tinham me falado coisas a respeito de Joseph e eu até mesmo briguei com essas pessoas, defendi, achando que eram apenas calúnias. Agora a igreja admite que tudo aquilo que falaram eram verdades! Eu saí pregando esse nome para as pessoas, pensando que ele era um jovem puro, porque foi o que me ensinaram. 

Muitos nos EUA já sabiam de certas coisas faz tempo. Como têm muitas pessoas descobrindo e traduzindo, mostrando por causa das redes sociais, a igreja não tem mais como esconder. Resolveu aos poucos contar, para não dizerem que nunca foi falado nada a respeito. Nos Estados Unidos têm documentos em inglês mostrando a verdade a respeito da igreja, da história da igreja. Até mesmo o site da igreja aqui no Brasil é diferente dos EUA, nas buscas e conteúdos. Aqui no Brasil temos poucas coisas traduzidas e querem aparentar para nós uma igreja muito diferente.

Não foi de repente que eu percebi essas coisas. Foram anos sufocando sentimentos e impressões. Em 2018, eu comecei a ler o livro Santos e achei tudo muito estranho. Tive um sentimento ruim. Alguma coisa estava errada. Pela primeira vez eu pensei: "E se a igreja não for verdadeira?" Só que naquele momento eu já senti aquele medo, aquela vergonha de ter pensado isso. Abafei aquilo dentro de mim. Então parei de ler o livro. Por causa da minha forte ligação com Deus eu pensei: "Se a igreja não fosse verdadeira, Deus me mostraria". Hoje eu entendo que até aquele momento eu nunca dei espaço para Deus me mostrar isso, eu nunca quis saber. Eu apenas queria sentir como todos sentiam, que aquele era o único caminho. Por toda a minha vida nunca aceitei sequer pensar em algo diferente. Não haveria chance para que Deus me mostrasse a verdade, porque eu já tinha abraçado a verdade do mormonismo há anos, sem nunca duvidar, sem nunca querer saber de outra possibilidade. Deus respeitou a minha decisão. Assim como respeita a decisão de todos. Se um dia eu perguntei se a igreja era verdadeira, foi com a intenção de que ela fosse, porque eu precisava que ela fosse tudo aquilo pra mim. Os sentimentos eram de paz, porque havia paz em mim. Deus não impede as experiências de ninguém. Meu subconsciente aceitou como verdade tudo, porque eu queria aceitar.

Quando eu me batizei, com 15 anos, eu estava fragilizada com muitos problemas e a igreja foi um conforto para mim. Assim como muitos em outras igrejas sentem a presença de Deus, porque Ele está sempre com Seus filhos, Ele estava comigo o tempo todo. Levei minha fé e minha essência para a igreja. Desde criança eu tinha um estilo assim, acreditava muito na eternidade. Muito jovem fui levada por aqueles sentimentos, ouvindo sempre as mesmas coisas e acreditando. O nosso cérebro vai aceitando tudo isso, para o próprio bem dele, para o conforto dele mesmo. O subconsciente aceita como verdade, ele não sabe filtrar informações.

Em todos esses anos eu tentei encaixar o Deus que eu sempre acreditei na igreja. Logo após minhas descobertas eu escrevi:

O fato é: Por que nunca percebi que quando me batizei, coloquei entre mim e Deus tanta distância, tantos rituais, tanta cerimônia? Meu relacionamento com Ele antes dos 15 anos já era tão intenso, tão próximo, tão acessível! Eu não me preocupava o tempo todo se estava sendo digna ou não em todas as coisas, porque eu já tinha plena confiança do Seu amor por mim. Eu não precisava provar o meu amor a Ele o tempo todo, pois conhecia meu coração. E eu queria fazer o melhor por Deus, por amá-Lo, e ninguém me exigia nada, nem mesmo Ele.

https://eueomormonismo.blogspot.com/2021/07/meu-primeiro-desabafo-meus-sentimentos.html

Mas na igreja o erro sempre está na gente, a culpa é sempre nossa. Falta de fé, de oração, serviço, dignidade... E quando se começa a pensar e questionar, o erro é sempre nosso: nos deixamos dominar pelo inimigo, estamos confusos, mexemos no que não devíamos. Sentimos culpa, medo e vergonha quando pensamos diferente e discordamos de alguma coisa. A igreja não deixa ninguém sair sem ser caluniado, sem ser perseguido e acusado de erros, falta de perseverança, Espírito...Ninguém sai ileso. Isso me lembra uma frase: "Nenhuma seita deixa a dignidade de seus ex-membros intacta." Querem que os outros não deem crédito ao que temos a dizer.

Eu sinto que eu dormi esse tempo todo e só agora despertei. Senti uma névoa saindo da minha mente. Não foi algo fácil, eu amei a igreja. Mas é um caminho sem volta quando a gente começa a enxergar. Israel também ficou muito abalado e todos que passam por isso se sentem traídos, é muito doloroso. Eu me dediquei ao máximo e quando a gente começa a olhar o que a igreja é de fato, dói muito. Fatos que eu achava que sabia, verdades sobre poligamia e racismo e outros assuntos atuais, não apenas históricos: compra de shopping, hotel de luxo, 100 bilhões de dólares acumulados, investigados pela receita. As descobertas não param.

Agora em 2020, minha mente deu um "click" e não teve mais volta. Não foi somente uma ideia que mudou, mas tudo dentro de mim sobre tudo! É difícil explicar como eu pareço ter saído de um transe hipnótico. E pela primeira vez pensei por mim mesma. Foi como uma luz que foi abrindo todos os meus pensamentos, apontando para vários lugares e eu sentia: "Como eu não via? Como eu nunca pensei sobre isso? Como eu nunca percebi? Onde eu estava?" Foi algo libertador e assustador ao mesmo tempo. 

Não nego o que eu vivi e o que foi bom dentro da igreja. As pessoas maravilhosas que conheci pelo caminho. Muitos bons ensinamentos vou levar comigo. Mas lamento pelas coisas que nunca enxerguei, que nunca compreendi e que nunca vivi. A liberdade de pensar um pouco mais, de questionar um pouco, de correr atrás de algumas respostas. Eu não tinha consciência do medo de sair da igreja por pensar que ali era o único caminho. Assim como pensam os Adventistas, TJs, membros da Congregação, Muçulmanos e membros de muitas outras igrejas... Todos eles têm certeza de suas verdades, de que são o povo escolhido. Todos têm um testemunho de que são um povo especial e separado por Deus e que estando fora da igreja, não há salvação. Eu também pensava assim. Eu queria fazer parte de algo grande, queria ser especial por fazer parte da única verdade na Terra.

E eu respeito. Aprendi a julgar muito as pessoas quando estava na igreja, estou me libertando isso. Os membros têm todo o direito de pensar que são os escolhidos. Mas eu não consigo viver mais em um lugar que meu coração não aceita. Não mais faz sentido pra mim

A mentalidade de quem fica é de que eu e minha família fomos enganados por Satanás, estamos sem o Espírito. Eu posso dizer que sinto muito a ajuda de Deus a todo momento, como sempre senti. Vejo milagres, sinto o Espirito guiando e orientando nossa família, nos socorrendo quando precisamos. Somos abençoados diariamente, assim como muitos filhos de Deus em todos os lugares. As dificuldades vêm para todos e as bênçãos também. 

Eu não posso exigir dos membros que vejam o que vejo agora. Eu também já defendi tudo isso e pensei da forma como pensam. Agora conheço os dois lados.

Há algum tempo, escrevi aqui no blog: 

Eu sempre fui muito honesta com os meus sentimentos. Por isso estou passando por esse momento na vida, momento em que sigo o que realmente sinto e não posso fingir que nada aconteceu. Tudo mudou sim. Tudo mudou dentro de mim e como poderia continuar lá dentro, sem as mesmas certezas, convicções, sem ter aquela verdade que batia em meu peito? 

https://eueomormonismo.blogspot.com/2021/10/como-poderia-continuar-na-igreja.html

Tudo começou com Joseph e acabou com Joseph. Valeria a pena se tudo fosse verdade.

Desejo a todos que estão na igreja, toda a felicidade que buscam! Mas eu fecho esse ciclo. Respeito quem fica e espero o mesmo respeito de todos.

Para ouvir em Podcast- Parte 1: https://open.spotify.com/episode/5B5wIAK8wD3kBrNKcIlKTJ?si=n7kwRe56R563oOpnCLOPWQ

Parte 2: https://open.spotify.com/episode/7ixasQl4sqy1RB0Ql4wFmS?si=OeCbaGWGRSy-K7oTZtiW3g

Parte 3- Conclusão: https://open.spotify.com/episode/0SDnIJ7i9YEOKH3PlYYvc5?si=tfQTIrl4SoijBcb24CPONg


Materiais da igreja: Clique para acessar:

Descubra o que nunca te falaram- Livro Santos

Unidos em um convênio eterno- Livro Santos Cap. 40

Textos sobre os Tópicos do Evangelho

A verdade sobre o Casamento Plural em Kirtland e Nauvoo

Várias versões da primeira visão nunca antes mostradas

O Livro de Mórmon e as pesquisas de DNA

A tradução do Livro de Mórmon

Tradução e autenticidade histórica do livro de Abraão

As etnias e o sacerdócio

És uma mulher Eleita


Saiba um pouco mais no canal Mormonismo sem censura

O Estudo de DNA do Livro de Mórmon - Thomas Murphy (PHD em Antropologia):

Perguntas nunca respondidas: Carta para um diretor do Sei- Jeremy Runnells


Essa citação podemos encontrar em um site oficial da igreja: 

"Eu tenho mais do que me gabar do que qualquer outro homem tem. Eu sou o único homem que foi capaz de manter uma igreja inteira junta, desde os dias de Adão. Uma grande maioria tem ficado comigo (a meu favor). Nem Paulo, João, Pedro, nem mesmo Jesus fez isso. Eu me gabo de que nenhum homem jamais fez tal obra como eu. Os seguidores de Jesus fugiram dele, mas os santos dos últimos dias nunca fogem de mim, ainda." 

Quem falou isso? Joseph Smith. Podemos encontrar essa citação no site oficial da igreja: Joseph Smith Papers. Mas é muito dificultoso encontrar, pois o documento está muito bem escondido, mas está lá para quem quiser buscar e conferir. No Brasil não sabemos de quase nada.

Clique para ver: Não é tão fácil encontrar esses documentos.



Comentários

  1. Amiga, parabéns por sua coragem e honestidade. Eu a compreendo, pois , também passei por esse processo, de fato , é muito doloroso e só quem passa por isso sabe que nao é facil, o quanto no primeiro momento dói deparar - se com a verdade que estavam tão bem ocultada . Sim, perdi o meu chão ao descobrir a historia verdadeira da Igreja. Sigo me reconstruindo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por deixar seu comentário, ele é muito importante minha amiga! Sim, perdemos nosso chão, só quem passa sabe o quanto é difícil. Mas afinal vemos que dentro ou fora da igreja, temos o amor e a ajuda de Deus em todos os momentos. Isso é maravilhoso! Beijos!!

      Excluir
  2. Eu me identifiquei muito com tudo isso que tu relatou. Durante a minha vida,por muitos anos eu acreditei em tudo cegamente sem questionar, mas não me culpo por isso, pois foi o que aprendi desde o começo, até que de repente eu passei a questionar, pensar a respeito, e foi como se finalmente começasse enxergar as coisas. Aprendi muitas coisas boas que pretendo continuar aplicando em minha vida, mas não acredito mais que essa igreja seja verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente isso que sinto! Obrigada por seu comentário! Um abraço!

      Excluir
  3. Isso aí Silvia, Mulher Corajosa.
    Apoio e concordo com tudo.
    E ainda testeifico oq vc descreveu
    é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo e irmão! Seu apoio e de sua família é muito importante para mim, você sabe!

      Excluir



  4. Sou membro a 21 anos, criei meus filhos na fé, fui imensamente aperfeiçoado espiritualmente nesta igreja,sempre soube sobre os nefitas, que não tinham DNA dos judeus, sem novidade pra mim, nem que NUNCA acharam nada dos restos do povo nefita, também sabia sobre os papiros de Abraão, alguns foram queimados mas a maioria eram registros egípcio funerários, li várias coisas, mas garanto que nunca aprenderia o que sei em outro lugar.
    Joseph falhou em muitas coisas, e devido ao seu orgulho chegou até a profetizar a época da vinda do Salvador, coisa que nem mesmo Jesus sabe, somente o Pai.
    Mas me conta uma coisa, acha que vc estará melhor em uma igreja evangélica ?
    Onde nem sabem sobre como receber o Espírito Santo ...
    (Atos 8:17), tá lá e não compreendem.
    Ou na Católica, onde nada é ensinado e o povo permanece na ignorância.
    Ou não seguir nenhuma instituição, sendo afastados dos estudos para o aperfeiçoamento da fé ?.
    Joseph falhou, era humano, teve várias esposas e a mulherada se dói por não aceitar esta verdade, está lá em Isaías 4:1, é só ler a Bíblia ao invés de ficar perdendo tempo com leitura inútil, feita para destruir a fé
    Joseph estava inspirado ou não, quando explicou a escritura de João 5:19 ?
    Com discurso no funeral de King Follett .
    Onde ele explica que o Pai celestial já passou por um mundo como o nosso e conseguiu sua exaltação, e o filho (Jesus Cristo) faz o mesmo, dar a vida para tornar a toma-la.
    Não foram abertos seus olhos e entendimento quando lhe concederam suas investiduras ?
    Não foi provada a escritura, com a ordenança do selamento ?
    (1 Cor.11:11) .
    " Não é o homem sem a mulher e nem a mulher sem o homem no Senhor".
    Falam da pluralidade, mas não leram Isaías 4:1, onde diz que
    "naquele dia", após a ressurreição, haverá a pluralidade de esposas.
    Não foi dada a Abraão, a Davi, a Salomão e nisto nenhum deles pecou, exceto Davi por matar Urias para ficar com sua esposa.
    Aja o que houver, não se afaste por causa dos homens, mantenha sua família na fé, e isto só será possível dentro da igreja, faça o sacrifício que for necessário, não importa se os fundady pisaram na bola, faça sua parte com fervor e deixe o resto com o Senhor.
    Procure o que é bom, pois o inimigo quer que sejais tão miserável como ele.
    Vigiai, pois o inimigo deseja vos peneirar como trigo.
    Este é só mais um comentário, quem tem olhos para ver ...veja.
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário! Tudo muito previsível na verdade. Não tenho o seu pensamento, não compartilho de sua opinião. Respeito, mas não tenho paciência, é cansativo explicar e já falei bastante coisa. Só digo que cada um defende a sua verdade com unhas e dentes. Se você se sente bem com essas coisas, fique em paz e não se preocupe com aqueles que não veem mais sentido nisso tudo! Estou feliz com a minha espiritualidade, ela sempre foi forte, mesmo antes da igreja. Sobre poligamia, se era assim tão importante e exigida, porque foi abolida? Sinto a presença e o amor de Deus todos os dias da minha vida!

      Excluir
  5. na boa, segui a sua vida, vai curtir e para de ficar mentindo que e feio e ridiculo, ta parecendo o lula que fala que nao roubou a pais e ele levou tudo e ta rindo da cara do povo ainda, fica em paz e para de mentir so isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou seguir sim, com certeza! Mas antes preciso desabafar. Esse é o meu blog, então quem vier será bem-vindo! Mas quem não se sente bem não é obrigado a ficar. Não estou indo atrás de ninguém.
      Se eu menti, os materiais da igreja mentem, pois foi lá que eu tive conhecimento dos fatos que eu escrevi.

      Excluir
  6. Dúvidas Não Respondidas

    Alguns se debatem com dúvidas não respondidas sobre coisas que foram feitas ou ditas no passado. De modo aberto reconhecemos que em quase 200 anos de história da Igreja — junto com uma sequência ininterrupta de acontecimentos inspirados, honrosos e divinos — houve algumas coisas que foram ditas e feitas que poderiam fazer as pessoas duvidarem.
    Às vezes, surgem dúvidas porque simplesmente não temos todas as informações e precisamos apenas de um pouco mais de paciência. Quando toda a verdade for finalmente conhecida, as coisas que antes não faziam sentido para nós serão satisfatoriamente resolvidas.

    Venham, Juntem-se a Nós

    https://www.churchofjesuschrist.org/study/general-conference/2013/10/come-join-with-us?id=title7,p35-p36&lang=por#title7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc está feliz na igreja, simples, continue lá. Não questione quem já abriu os olhos e enxergou além. E justamente por causa de VOCÊ eu não tenho vontade de conhecer a igreja como algum dia eu poderia ter tido, só pelo fato de vc achar que eu seu pensamento/religião/raciocínio está acima do de outra pessoa e é melhor do que os dos outros.

      Excluir
  7. Parabéns pela coragem e te desejo muita força para continuar no cominho que escolher, seja ele qual for. Aqueles que estão aqui se doendo por qualquer coisa, sabem que existe a grande possibilidade de vc estar certa, senão não estariam aqui se preocupando e gastando tempo em ler e, principalmente, e digitar um comentário maldoso ou inquisidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente, você tem razão. O que mais temem é essa possibilidade. E quanto a nós que abrimos os olhos, tudo é tão claro, tão certo, tão leve que nada nos perturba. Um grande abraço e obrigada por seu comentário!❤

      Excluir
  8. Vivemos em um país livre!!
    Sempre aprendi que posso falar o que quiser, mas preciso estar pronto para o que vem!!
    Então, segura aí!! (Brincadeira)
    Como de certa forma sua postagem é publica, peço licença para poder fazer alguns comentários e perguntas...
    O seu relato não deixa claro no que você acredita depois que deixou a Igreja.
    Fala de Deus, mas que tipo Deus você acredita agora?
    Não falou sobre Jesus Cristo, o que você pensa sobre Jesus Cristo?
    Qual sua opinião sobre religião?
    Conheci alguns que se deixaram a Igreja pelos mesmos motivos, acreditando que muitas coisas ficaram no "limbo".
    Quase que imediatamente essas pessoas fizeram tatuagens, voltaram e passaram a tomar café, aderiram a bebida alcoólica, mesmo que socialmente.
    O que eu quero dizer, é que havia uma luta entre o que o mundo oferece e o que era "obrigado" a fazer ou a não fazer enquanto membro de uma religião que dizia para não fazer.
    Há familias cujo os pais, mesmo não tendo religião, mas de certa forma uma "comunhão com Deus", que ensina seus filhos a fazer o que é certo, e etc, mas os filhos chegam no ponto que acham que podem tomar suas próprias decisões, daí eles começam fazer coisas contrárias a que seus pais haviam ensinado; por exemplo, drogas, beber até ficar bêbado, sexo com vários parceiros, estelionato e por aí vai. Na visão deles não é nada de mais por exemplo, fumar uma maconha, pois a versão deles, "é uma planta, que mal há a nisso?". "Qual o problema de transar ? Se é com consentimento, não tem problema, quando eu casar eu vou ser fiel, mas sendo solteiro não tem nada a ver, se há consentimento, está tudo bem."
    Não sei se está entendendo o que eu quero dizer, mas para ilustrar, vou utilizar uma escritura conhecida no livro de Mormon, que está em Mosias 3:19, mas em I Corintios 2:14 é bem parecida. "O Homem natural é inimigo de Deus".
    Você e seu esposo tomam um vinhozinho? Ou uma cervejinha? Um Espumante? Um cafezinho?
    Se não, ótimo!!!
    Se sim, a resposta está aí, o desejo do homem natural que estava adormecido, acordou!!!
    Com certeza qualquer pessoa que deixar a Igreja, vai procurar tudo isso que você fez, vi muitos fazerem, mas na verdade é para estar mais próximos das pessoas e coisas do mundão, para sair e beber socialmente, fazer tatuagem, não ser "obrigado" a não fazer nada no dia do Senhor...
    Aquele que sai da Igreja dizendo que prefere fazer as mesmas coisas que outras pessoas do mundo faz tem mais "dignidade" do que aquele que acha que a Igreja é uma farsa.
    Não estou dizendo que é o seu caso, pois não a conheço, não convivo com você, portanto não sei o que você faz, por isso eu fiz algumas perguntas. E se a resposta foi sim, quero dizer que você faz parte das pessoas que querem fazer as coisas que o mundo faz, e ainda ter comunhão com Deus, mas sem ter um líder dizendo que não é bom fazer. (continua....)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A velha tática de aplicar a culpa, o medo e a vergonha.

      Excluir
    2. Temos aqui um ser humano julgador de dignidade, que coisa mais linda! Alguém que se diz servo de Cristo, julgando a dignidade de pessoas que ele/ela nem conhece.
      Que bom que moramos em um mundo livre, assim posso posso te responder sem peso na consciência, ó querido santo anônimo.
      Me chamo Cristiane Rocha, tenho 35 anos e só posso te dizer q seu comentário fala mais sobre vc do que sobre do que sobre qualquer outra pessoa. Suas expectativas são suas, seu modo de ver o mundo é seu e sua crença é só sua, ainda bem!
      Acredito q se Cristo viesse e visse uma pessoa tatuada fazendo o bem e um servo Dele julgando a dignidade dos outros na internet anonimamente com base no seu próprio egoísmo, não seria do lado do juíz q Ele iria ficar.
      Não acredito que Deus daria a plenitude do seu evangelho a um pedófilo, mentiroso e estelionatário. Se vc sente que Ele faria, ótimo! Que bom que te faz bem! Mas muitos não acreditam e o problema é seu se vc não tem a capacidade e a empatia cristã de entender.
      Ah, sou tatuada, bebo um delicioso café diariamente, um drink qndo quero, uso alcinha, faço meditação, amo minha familia mais que tudo e não perco meu tempo julgando pessoas na internet, só vim responder msm pq achei o comentário tão…. ai…merecedor de uma resposta.

      Excluir
  9. EU CONHEÇO alguns que disseram que a Igreja era uma farsa, mas na verdade, estava cansada de pagar o dizimo, guardar o dia do Senhor, não poder tomar seu vinho, outros por não poder tomar seu café, e outro que queria transar, mas não queria casar. E por aí vai. Pelo menos 4 que conheço disseram que a Igreja era uma farsa, mas depois de um tempo estavam com tatuagens, bebendo, até a macoinha entrou na vida de um deles.
    Estou falando de membros selados no Templo, missionários retornados....
    Se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos dias não é a verdadeira as demais também não são.
    Acreditar apenas em Deus não é sinônimo de Salvação, pois o próprio Lúcifer, não só acredita em Deus, como ele sabe que Deus existe. Lúcifer sabe muito mais que todos nós, pois ele não passou pelo véu do esquecimento, mas nós sim. Nem eu e nem você sabe que Deus de fato existe, mas Lúcifer sabe.
    Nós sabemos por causa da fé, Lúcifer não tem fé, pois ele sabe.
    Se fosse possivel duas crianças, um menino e uma menina, crescerem sozinhos sem interferência de nenhum outro ser humano, haveria mais maldade do que bem, pois a gente volta naquela escritura de que o homem natural é inimigo de Deus. Naturalmente essas duas crianças, no devido tempo, eles iriam se relacionar sexualmente, sem ninguém precisar ensinar, naturalmente o homem seria o macho Alpha e a mulher o sexo frágil, naturalmente aprenderia a roubar, matar e etc. Para que tudo isso não destruísse a humanidade, Deus teria que vir a terra para poder mostrar o Seu poder e ensinar sobre santidade, e colocaria regras e mandamentos.
    O fato é que ao longo do tempo, muitos acham que as regras e mandamentos são da igreja, logo muitos de nós, achamos que as regras e mandamentos na igreja é de homens e não de Deus.
    Há uma verdade todos vamos saber no tempo certo.
    As vezes as palavras ou perguntas dá uma conotação de menosprezo e discriminação, mas meu sincero sentimento é que minhas indagações e comentários, não são afrontas ou indiferença pela sua postagem e decisão, mas sim para enriquecer o conhecimento, ou até mesmo corroborar com os acontecimentos em situações semelhantes.
    Que você continue tendo mais clareza e certezas em sua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Sr./ Sra., essa análise ao SEU respeito deve ser bem difícil de encarar, mas pelo menos quando VOCÊ deixar a igreja saberá SUAS próprias motivações.

      Excluir
    2. Olá anônimo! Puxa, vc falou sobre muitas coisa mas acredito que eu já tenha falado muito nesse texto, expliquei todos os meus motivos. Eu realmente não tenho que falar aqui sobre minha vida pessoal atual, mas o que posso dizer é que pela sua forma de pensar eu sou muito indigna realmente, pelos motivos que me fizeram deixar a igreja!! Os meus motivos estão em todo esse blog e também no podcast, então não é mistério nenhum. Não compartilho dos seus pensamentos sobre o ser humano e sobre Deus, pois acredito que Deus é muito mais do que isso, do que separar pessoas e proibir uma xícara de café. Conheço muito bem esses argumentos seus, não é novidade para mim. Mas como você mesmo disse, você não me conhece, não tem como você me avaliar nesse caso. O que você pode fazer é julgar e julgar, de acordo com o que você tem em sua mente, e já entendi muito bem. Fique em paz!

      Excluir
  10. Olá Srs e Sras
    Houve um equivoco na analise de vocês sobre dignidade, inclusive coloquei aspas.
    Quando falei sobre uma pessoa que sai da Igreja assumindo que gostaria de sair para poder usar a roupa que quiser, beber o que quiser e fazer o que quiser, me referia que aos olhos de quem julga, seja lá quem for, tem mais respeito do que aquele que sai por outro argumento, e voltam ou começam a fazer coisas que não fazia enquanto estava na Igreja.
    Silvinha, jamais questiono a sua dignidade, pode ter certeza!!! Você mencionou os motivos e são seus motivos e segue o baile.
    A questão é que parece que soa estranho quando uma pessoa sai da Igreja, não estou falando que você faz, se faz é problema seu, mas volta ou começa a beber, fumar, e por aí vai. Passa a impressão que nada foi bom. Entende?
    O que falta nas pessoas é coragem de assumir a realidade.
    Quem acompanha politica, o maior exemplo está aí, falam uma coisa e depois fazem outra. Olha o Geraldo Alckmin, agora está ao lado da pessoa que ele mesmo chamou de ladrão.
    O Doria traidor. Joice Hasselmann, traidora.
    Mas vamos deixar politica de lado, só usei essa situação, por ser algo mais notório para exemplificar. Mas tem muito mais outros casos semelhantes.
    Sra Cristiane Rocha, medo, vergonha e culpa é intrínseco. O que acontece é que você e os ex sud (não sei se na maioria e na totalidade) acha que isso não deve ter na Igreja, simples assim.
    Vocês não tem medo de bandido, não tem medo que aconteça coisas ruins com pessoas que gostam? Não tem vergonha de nada? Não pede desculpa para alguém? Quando se pede desculpa é porque é culpado de algo.
    Não é errado beber um pouco, mas é errado beber muito certo? Beber muito traz violência, provoca acidentes, prejudica pessoas. Ninguém precisa ensinar que beber prejudica, isso a gente vê todos os dias nos noticiários, agora achar que o Deus que vocês agora acreditam não vai punir por beber é outra história, inclusive o Deus que acredito, pode não punir aquele que bebe na sua casa ou que faz qualquer coisa ao contrário que a Igreja ensina. Pois talvez se encaixe na situação do suicidio, será Deus que vai decidir. (Usei o exemplo de beber, mas pode ser aplicado qualquer outra coisa)
    A Cristiane mencionou que falo de mim mesmo. Concordo com você, lógico que falo de mim. Quando procurei um religião, foi para me tornar uma pessoa melhor, pois se não fosse, teria e estaria transando muito, acredito que mesmo sendo casado, estaria bebendo com certeza, nunca fui de beber muito, mas estria tomando vinho todos os dias espumante e ocasiões especiais e cafezinho todos os dias, claro que falo de mim e todos tem isso, pois é como te falei, isso é da natureza humana. Se eu saisse da Igreja eu iria fazer muita coisa que não faço, mas quando eu entrei eu estava procurando algo que pudesse me tornar melhor e ponto. Agora se Joseph é uma farsa que se dane, a Igreja como Instituição ajuda muito para quem quer ser melhor. Não é Joseph Smith sendo uma farsa que vai me fazer sair da Igreja, são os desejos do homem natural e ponto. Com vocês é a mesma coisa, só que culpam Joseph não ter sido mais claro ou divergido em vários pontos.
    Quantos aqui que vão ler esse post não apanharam dos pais, tinha vergonha de fazer coisas que os pais não gostavam, não faziam coisas, e continuam amando eles. Sabe por que? Me digam a resposta....
    Diante de vossos argumentos, espero que deixem seus filhos fazerem o que quiserem, pois de acordo com vossas filosofias, Deus é amor e no final ele vai perdoar todos, independente do que façam aqui. Ou não né?
    Mas acreditem, que tudo aqui vejo com uma discussão sadia, não estou tentando fazer com que voltem para a Igreja. E acredito que não será possível, por mais que eu coloque todos os argumentos, inclusive se Russel M. Nelson conversar em uma entrevista pessoal, porque já tomaram a decisão, e o orgulho não deixa, posso estar errado, mas vamos ver no final.
    Forte Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu realmente não entendo porque seja tão difícil aceitar que as pessoas saem da igreja por descobrirem que Joseph Smith não era como pintaram pra gente! Caramba!! Eu não quero ficar em um lugar que reina uma mentira, porque o que me mantinha na igreja era essa história ser real! Se eu sei que não é, a igreja passa a ser apenas mais uma. Se você está feliz na igreja, maravilha! Se você não se importa em estar lá dentro mesmo sabendo de tudo, que bom pra vc! Mas eu não consigo. Sempre amei a igreja e fui firme e fiel em tudo porque eu peansava que ela era a única que não escondia nada, que era transparente, que era hodnesta e limpa. A partir do momento que eu percebi que somente agora ela está mostirando o que foi realmente foi ao longo do tempo, meu coração não aceitou. Quando a pessoa vive a vida toda acreditando nessas regrinhas impostas pela igreja e depois percebe que foram inventadas, é claro que a pessoa vai viver a vida dela como um sser humano normal. Fazer as coisas que gosta e que não pode fazer ao longo da avida. Cada um tem suas preferencias, reage de um jeito, vai buscar viver o que deixouu de viver. O que você acredita ser pecado, fazer tatuagem, beber uma cerveja, ums vinho, comprar no domingo, tudo isso são coisas da igreja, impostas por ho mens. Não é deixar de fazer essas coisas que torna um ser humano melhor, não teom mais sentido isso pra mim. E já vi muitos e muitos e muitos membros, que dizem nãdo fazer nada disso e serem o próprio diabo em forma de gente. E tem mais: depois que eu saí, ouvi muitas histórias de pessoas que bebem escondido, e fazem muito mais coisas e me senti até uma tola por ter acreditado tanto que eu deveria ser totalvmente "certinha", enquanto muitos, especialmente filhos de líderes, viviam suias vidas normalmente, bebendo, tendo vida sexual, mas que no domingo estavam lá, vivendo suas vidas normalmente como membros da igreja.

      A verdade é que os seres humanos querem formar grupinhos especiais, separados por Deus, para se sentirem melhores que os outros, mas no entanto, somos todos iguais, não somos diferentes em nada, Deus vê a todos do mesmo jeito. Ele nos vê como Seus filhos amados, vê nossa essência e nada vai mudar isso, mas é difícil entender esse amor incondicional, nem espero que você entenda. Queremos esse especialismo, queremos nos sentir melhor que o outro, porque buscamos esse amor divino, mas não entendemos que esse amor já é nosso.

      A gente vive fiel a uma corporação pensando que é a única igreja de Deus! Dá muita raiva quando a gente acorda. Saber que a gente se matou na missão, enquanto os presidentes de missão moram em apartamentos de luxo, e a pergunta agora vem: Por que?

      Saber que a igreja desviou 100 bilhoes de dólares e até recebeu um processo por isso, saber que nessa pandemia ela comprou um hotel de luxo, com tantos dos seus passando necessidades, saber que essa corporação não tem nada a ver com Cristo! Olha, doi muito! Além de toda a história contada e alterada ao longo dos anos, que não dá pra engolir! A igreja vai mudando as coisas por questões sociais, pressões sociais e diz aos membros que foi revelação de Deus! Só não vê quem não quer, é só estudar como tudo era antes e ver como está agora, em questões de doutrinas, rituais no Templo, tudo!

      Excluir
    2. Continuação da minha resposta:
      Gente, eu não quero ser enganada por isso, não quero que meus filhos sejam enganados por isso. Porque quando a gente desperta é triste! Você diz que eu saí por desejos naturais, que desejos seriam esses? Aceita de uma vez por todas que as pessoas saem porque não suportam estar em um lugar de mentira! Voce diz que "se a igreja é uma farsa, que se dane!" Admiro sua capacidade de não se importar com isso. Eu sempre quis seguir a verdade, o meu coração. Que eu pensava estar na unica igreja verdadeira. A igreja como instituição ajuda muito a ser melhor, vc diz. Pode até ser, tem muitas coisas boas, mas se paga um preço muito alto por isso! Meu irmão está lá, na missão, com depressão, precisando de remédios para conseguir ser o exemplo que esperam dele, carregando o mundo nas costas, por acreditar que precisa sofrer para ser aceito pelo Pai Celestial. Mas ele foi só um exemplo. Muitos sofrem lá dentro calados, porque não podem contrariar nada. Nem sequer ter um pensamento diferente do que o grupinho escolhido por Deus tem. Muitos são beneficiados com status, então é confortável ficar, que fiquem!

      Agora, sobre meus filhos, com muito prazer quero sempre ensinar o melhor caminho para eles e deixar fazerem suas escolhas sim, sempre com orientação e amor. Porque durante todos esses anos eu nunca tinha perguntado aos meus filhos, se eles gostavam de ir a igreja, se eles eram felizes na igreja, se eles acreditavam que a igreja era verdadeira. Eles tinham medo de me dizer o que sentiam de verdade, eram crianças obedientes e dedicadas. E a minha surpresa foi grande quando ao explicar a eles que não iríamos mais a igreja, eles se sentiram aliviados e finalmente me contaram tudo o que sempre sentiram. Eles nunca gostaram e eu me senti a pior mae do mundo, por ter sido tão egoísta a ponto de nunca ter perguntado a eles sobre isso, querendo apenas que eles seguissem o que eu acreditava. Eles disseram que nunca acreditaram em Joseph Smith e todas aquelas histórias.

      É um golpe muito duro que a vida nos dá, mas em tudo há um aprendizado enorme. Com certeza você não tem o poder de nos convencer a voltar, o que você diz é o que já ouvi de várias pessoas, porque os membros repetem as mesmas. Eu já estive do seu lado e sei que é assim mesmo. Aliás, é o mesmo discurso da igreja Adventista e TJ, elas se acham a igreja que restaurou o envangelho, a única verdadeira. Elas desprezam e perseguem os membros que saem, da mesma forma da igreja SUD. Eles dizem que são perseguidos por serem a única igreja verdadeira, e que isso já foi predito mesmo, que seriam perseguidos e que a profecia está se cumprindo cada vez mais.

      E sobre voltar para a igreja, até escrevi algo sobre isso no blog. E tem mais, não saí por saí, não saí para aproveitar a vida e depois voltar, nunca quis isso, seria melhor pra mim se tudo na igreja fosse verdade, acredite! Mas sempre fui muito convicta com tudo o que eu acreditei por isso não pertenço mais a igreja, pedi minha resignação e eu e minha família não temos mais nada a ver com a igreja. Só temos um passado que não dá pra apagar e que faz parte.

      Excluir
  11. Independente de qualquer coisa, o espírito que testifica a verdade e o caminho em nossos corações jamais pode ser renegado, a verdade sobre o plano do pai e a eternidade, são claro como a luz.
    Desejo muito amor, paciência, e luz no seu caminho!

    ResponderExcluir
  12. Tudo isso só me deixa confusa sobre como você se conhece pouco, tipo você falou sobre experiências tão profundas e espirituais, e elas puderam ser totalmente desconstruídas pelos atos de pessoas naturais? Tipo todo mundo comete erros o tempo todo, você está sendo ingênua ao pensar que isso não poderia acontecer. Ouça a voz e as instruções do pai, ele tem o poder de inspirar sim a pessoas a testeficarem o seu evangelho, mas não há ninguém acima de Cristo e principalmente do Pai, eles são a verdade e a luz, todos nós temos o direito de questionar, mas também precisamos estar abertos a entender!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

"Não se culpe por deixar de sentir, por não mais acreditar".

Não se culpe por não mais acreditar.  Por não mais sentir como antes.  Com tudo o que descobriu, sua mente se iluminou como nunca havia se iluminado.  Isso é um presente! Eles pensam que o inimigo fez isso com você. Mas você sabe que não é verdade! Você sente a presença de Deus muito mais forte agora.  V ocê agora compreende o que Jesus Cristo ensinou em toda a sua pureza  e isso é algo que eles não vão entender.  Isso também não é culpa sua. Deixe que eles vivam o que acreditam, assim como um dia você já viveu.  Você não sabe a razão de tudo isso acontecer justamente agora e você também nunca quis ou buscou isso.  Mas provavelmente foi o melhor momento, o momento para compreender tudo, inclusive tudo que sempre esteve dentro de você, mas ignorava.  Agora você consegue aceitar, enxergar e pensar em tantas possibilidades!  Agora você sente um amor verdadeiro por todos os seres humanos! Sabe que não é melhor do que ninguém, deixou de lado o orgulho e a arrogância por ser dona da verdade,

O que vão dizer por aí e o que posso afirmar. (Com experiência)

Algumas coisas que falarão a meu respeito, sobre meu afastamento da igreja: 1 - Vão dizer que fiquei louca ou que nunca acreditei.  Bem, estou  mais consciente  do que nunca! E por 25 anos sempre acreditei em tudo sem duvidar. 2 - Vão dizer que me afastei por alguma "iniquidade" ou por querer ter uma vida com mais liberdade.  Eu vivia em prisão? Realmente eu não sabia, mas depois que  despertei   descobri que sim, era uma prisão muito sutil para mim, e não percebia. 3 - Vão dizer que fiz algo que causou tudo isso, ou foi algo que deixei de fazer.  Eu estava decidida a permanecer mais firme como nunca naquele ano, enfrentar as provações e o que viesse. Nossa família  estava lendo o Livro de Mórmon todos os dias , estávamos humildes e desejosos de permanecer até o fim. 4 - Vão dizer que me ofendi com alguém.  Jamais deixaria a igreja pelos membros, isso nunca abalou minha fé, mesmo tendo motivos para isso.  Sempre olhei para cima . 5 - Vão dizer que o Senhor está separando o jo

"É proibido pensar! Esse pensamento não vem de você!"

Não, eu nunca pensei sobre isso!  Nunca pensei que na igreja fosse proibido pensar.  Mas quando pensei, vieram os julgamentos... É engraçado pensar sobre isso somente agora, ao mesmo tempo é muito frustrante.  Eu vivi 25 anos dentro da igreja pensando que podia pensar e pensando que pensava. Na verdade, eu sempre aceitei tudo muito bem. Nunca pensei em questionar nada. Era proibido questionar, duvidar, isso demonstrava fraqueza, testemunho fraco, falta de confiança em Deus. Eu havia orado e me sentido tão bem, a certeza era grande.  Passei a não ver a igreja mais como uma igreja, mas sim como o único caminho. O único caminho verdadeiro, o único caminho da felicidade, o único caminho que eu poderia ter paz aqui na terra e também depois dessa vida. Eu estava totalmente comprometida com esse caminho. Pois se ele era o único, todos os outros estavam completamente errados. Só poderia existir um.  E ele era de Deus e somente ele me levava a Deus. Então, eu não podia duvidar, nem passava por

Meu início (para você que não conhece a igreja)

Resolvi criar esse blog como forma de desabafo.  Por mais de 20 anos, fui membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como igreja Mórmon. Assim como muitas pessoas, quando conheci a igreja eu era uma adolescente. Hoje sou casada e tenho filhos. Naquela época, eu procurava algo especial para me apegar, um grupo ou uma religião. Encontrei na igreja muita amizade e uma esperança de que poderia ter o que eu buscava.  Eu não sabia nada a respeito da igreja. Algumas pessoas começaram a dizer que não seria uma boa escolha, mas eu me sentia bem lá, não via nada de ruim, pelo contrário, eu estava muito feliz. Primeiramente, porque eles me disseram que a igreja não era simplesmente uma igreja, mas a verdadeira igreja de Cristo na Terra, que Ele havia restaurado, trazido de volta por meio do profeta Joseph Smith. O único caminho verdadeiro a seguir. Por isso, eu já me sentia muito privilegiada por poder fazer parte disso. Eu acreditei em toda a história sobre Jo

Minha maior decepção (Joseph Smith). Parte 1

  É muito triste nos decepcionamos com aquilo que nos trazia a maior alegria do mundo!  Sim, eu sentia alegria em pensar que eu conhecia a única verdade, que eu tinha todas as respostas, e que tudo na igreja era baseado naquilo que Deus havia ordenado. Eu me sentia segura. É estranho hoje pensar no quanto eu me entreguei a causa mórmon, mas eu nunca havia pensado dessa forma. Para mim, a causa era de Deus, de Cristo e de ninguém mais. Eu quero falar sobre tudo o que eu senti mas não consigo colocar aqui um estudo total, mas somente aquilo que me foi suficiente para enxergar .  Eu não estou aqui para fazer a cabeça de ninguém, porque sei que não funciona assim. Quando em muitos momentos quiseram "fazer minha cabeça" contra a igreja, eu simplesmente a mantinha mais fechada ainda, pois para mim era algo sem sentido e mesmo assim, perigoso. Ninguém conseguia me fazer enxergar nada, para mim eram apenas calúnias. Eu mesma um dia resolvi pensar. Pensar um pouco por mim mesma. E qua

Não, eu não volto mais (aos membros que ficaram)

Não, eu não volto mais. Saí com meus próprios pés bem firmados. Não foi mudança repentina,  não foi um ato impensado. Foi inquietude que há anos surgiu,  de que algo não estava certo. Então minha mente se abriu  e nada mais fez sentido, depois do que descobriu. Por isso não volto. Não sei mentir a mim mesma. Como posso encenar um papel de sentir a mesma emoção, apenas para satisfazer alguém  e não ser a sua decepção? Mas agora vejo muito bem,  e nada mais vejo como antes. Por isso esse ciclo chegou ao fim, pois quero ser fiel a mim! E a igreja? Ah, a igreja!   Do passado traz novidades e tudo muda de repente. Dizem que é revelação, para dissimular a confusão. Tão difícil é perceber, retirar as camadas da mente. São imensas, são profundas... E quem quer olhar o próprio engano? As vezes de uma vida toda! É preciso força e coragem, para encarar a realidade. Então mudem a conversa,  especulações a meu respeito. Certezas eu tenho  do que não é,    mente desperta não tem mais jeito. E sobre

Sair da igreja mórmon é muito difícil

Eu não sabia que estava presa até o momento em que desejei sair dela. Quando minha mente se abriu e comecei a perceber os esquemas, tudo o que envolvia a igreja. Ouvi muito durante meus 25 anos lá dentro, dia após dia, sempre as mesmas coisas. Tudo o que não podíamos fazer e tudo o que deveríamos fazer para sermos abençoados e aceitos por Deus. Isso já era uma prisão mental, mas eu não entendia dessa forma. Eu não aceitava outros tipos de pensamentos, ou formas de se viver. Para mim, a igreja já tinha todas as respostas, não aceitava outras possibilidades. O caminho era aquele e pronto. Seguir a Cristo era seguir a A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sair da igreja é ser perseguido primeiramente por si mesmo. Temos medo de negar "verdades" únicas que estão na Terra. Isso foi incutido em nós, a palavra certa é essa, incutido! Foi feito de uma forma tão profunda, que nos causa um medo terrível de sair. Quando vamos ao Templo, Satanás nos ameaça em um filme, di

Levantar a cabeça e dizer não (quão difícil é)

Hoje estava pensado no quão difícil é levantar os olhos, erguer a cabeça e dizer não para a igreja!  Aceitar que as coisas não fazem sentido.  Olhar para tudo de outra maneira...  Eu estava assistindo a uma série em que muitos estavam sendo prejudicados, por cultuarem e acreditarem que as pessoas de uma determinada família eram líderes divinos. Através de um ritual, eles perdiam suas consciências para sempre. Quando foram finalmente alertados sobre a situação, eles não acreditaram que isso realmente acontecesse e que aquela família não fosse o que diziam ser.  Diante da revolta do povo, que queriam matar aqueles que revelaram a realidade a eles, surge a seguinte pergunta:  " Por que eles não acreditam, depois de termos contado a verdade?"  Alguém responde: "Se aceitarem a verdade, a vida deles perde o sentido!" Então é isso!  Ponderei muito sobre as pessoas que sabem de tudo, conhecem a história contraditória da igreja, e mesmo assim não iluminam, não despertam, nem

Como poderia continuar na igreja?

  Eu sempre fui muito honesta com os meus sentimentos. Por isso estou passando por esse momento na vida, momento em que sigo o que realmente sinto e não posso fingir que nada aconteceu.  Tudo mudou sim. Tudo mudou dentro de mim e como poderia continuar lá dentro, sem as mesmas certezas, convicções, sem ter aquela verdade que batia em meu peito?  Por causa daquela verdade eu faria qualquer coisa. Ela era bem clara em minha vida, mesmo que os membros não correspondessem ao que a igreja significava para mim, eu estava lá para seguir aquela verdade de todo o coração. De repente, eu vi uma nuvem bem cinza em cima do meu castelo de ilusão. E choveu, choveu muito! Uma chuva de informações que vinham de fora, mas também de sentimentos, entendimento e visão que vinham de dentro. Coisas que a igreja escondeu por anos e que eu também escondi de mim mesma: minhas próprias ideias, meus próprios conceitos sobre vários assuntos, meu próprio pensamento sobre tudo na vida e no mundo.  Enfim, há tanto a